3

Aprender a escrever um Conto, pode ser a maneira perfeita para dar o ponta pé inicial, se você almeja ser um escritor. Isso não significa que os Contos sejam fáceis de escrever ou que tenham menos relevância que os romances. Um exemplo de que os Contos são importantíssimos para a Literatura: Edgar Allan Poe. Preciso dizer mais alguma coisa? 

A grosso modo, o que é um Conto?  – O Conto é uma obra de ficção que cria um universo de seres, de fantasia ou acontecimentos. Como todos os textos de ficção, apresentam: – um narrador, personagens, ponto de vista e enredo. Classicamente, diz-se que o Conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, tem uma estrutura fechada, desenvolvendo apenas uma história.

escrever-conto3 5 DICAS INFALÍVEIS PARA ESCREVER UM CONTO

1. INSPIRE-SE! ESCOLHA UM TEMA.

Tenha em mente que, se trata de uma história curta. Por tanto, tente escolher algo simples, que você conheça bem. A experiência geralmente ajuda a construir boa parte de sua obra. Assim que o tema for escolhido, pense nele metaforicamente. Um exemplo: se o tema for “porta” – você pode falar sobre uma porta que leve para dentro de sua mente ou um portal que poderá transportá-lo ao futuro. Quanto mais criatividade melhor.

escrever-conto 5 DICAS INFALÍVEIS PARA ESCREVER UM CONTO

2. OS PERSONAGENS

Construa seus personagens! Se sentir dificuldades para entender ou encontrar características para eles, olhe a sua volta. Você poderá facilmente colher atributos de pessoas que você conhece ou que simplesmente estão ao seu redor. Mas não esqueça: todos os personagens presentes na história devem cumprir uma função. Devem ser genuínos e com personalidade.

escrever-conto1 5 DICAS INFALÍVEIS PARA ESCREVER UM CONTO

3. LIMITE DE TEMPO

Você já tem o seu tema e seus personagens, certo? Agora é o momento de definir o limite de tempo de seu Conto. Os principais eventos de um conto devem ocorrer em um período de tempo relativamente curto (dias ou mesmo minutos). Vai estar no presente, passado ou futuro? Leve em consideração quais desses períodos, você teria mais facilidade em colocar no papel. Seus conhecimentos sobre o presente e o passado, ou suas considerações para o futuro.

escreverconto2 5 DICAS INFALÍVEIS PARA ESCREVER UM CONTO

4. PONTO DE VISTA. QUEM VAI CONTAR A HISTÓRIA?

Existem dois principais pontos de vista, para se contar uma história: primeira pessoa (eu) e terceira pessoa (ele ou ela). O que você prefere? – Descrever as ações de cada um dos personagens sob o ponto de vista de um narrador onipresente – Ou que a história pode ser melhor compreendida se o narrador participar do Conto?

escreverconto-4 5 DICAS INFALÍVEIS PARA ESCREVER UM CONTO

5. COMECE A ESCREVER.

Alguns diriam que a primeira frase de qualquer escrita, deve chamar a atenção do leitor e deixá-lo a querer mais… Sendo assim, um conto é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Sempre seguindo uma linha bem definida, para que os seus leitores não fiquem perdidos e deixem de ler seu conto na metade da história. Primeiramente, apresente o ambiente e os personagens. Tão logo os conflitos e superações. Finalizando com a conclusão: a solução encontrada para os conflitos presentes no texto, sendo um desfecho angustiante ou alegre.

E NUNCA DESISTA – permita sua criatividade fluir e a história se escrever.