a-menina-que-roubava-livros

A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS: Obra muito bem estruturada, enfatizando a Alemanha Nazi. Para começar temos uma narradora excêntrica, porém, muito habilidosa com as palavras. A Morte, isso mesmo Lady Death! É ela que nos introduz na vida tão sofrida de Liesel Meminger, uma garota alemã, que também padece com os horrores da Segunda Guerra.

Liesel perde o irmão e rouba seu primeiro Livro, ” O Manual do Coveiro”. Logo depois, a mãe a abandona e ela vai morar com pais adotivos em uma cidadezinha ao sul da Alemanha. Seu novo “Papa” é Hans Hubermann, um ser adorável e sua esposa Rosa, que cá entre nós, tem um gênio do cão! Uma das mães adotivas mais memoráveis da ficção.

Liesel sempre encontra maneiras de lidar com suas perdas. E uma delas é roubar livros. Os livros exercem um grande fascínio sobre nossa garotinha, imagine – Ela lendo, em um abrigo antibombas, tentando acalmar as pessoas … e ela consegue. Personagem muito bem ilustrada e imensamente agradável.

Posteriormente, teremos o prazer de conhecer o judeu Max, ele abandonou sua família condenado a viver na clandestinidade. É acolhido pela nova família de Liesel; um favor que Hans devia ao pai do jovem. Max e Liesel constroem uma grande amizade, compartilhando o gosto pela leitura, o abandono da família e até os mesmos pesadelos.

Todos os personagens de Zusak são lutadores e nobres. Eu poderia escrever, escrever, escrever e ainda não conseguiria expressar os sentimentos que experimentei, conforme ia “conhecendo” cada um deles.

A Menina que Roubava Livros – nos oferece esperança que é incorporada em Liesel, ela cresce uma pessoa boa e generosa, apesar de todo tormento ao seu redor. A esperança que vemos em Liesel é inatacável, do tipo que você pode enlaçar no meio da pobreza, da guerra e da violência e não será perdida.

“Talvez esse seja um castigo justo para aqueles que não possuem coração: só perceber isso quando não pode mais voltar atrás.”

Detalhes do Livro

Livro:A Menina que Roubava Livros / Autor:Markus Zusak / Editora:INTRINSECA / Ano:2007 / ISBN:  8598078174 / Nº de Páginas:480