o-grande-gatsby-livro

 

O Grande Gatsby foi publicado em 1925 e é provavelmente o livro que mais retrata a Era do Jazz. Uma leitura crucial para os apreciadores dos Clássicos, o autor, audaciosamente faz uma crítica à classe média alta americana, na qual era extremamente fútil, contrastando ao caos pós Primeira Guerra.

Long Island / Nova Iorque, verão de 1922 – Os personagens vivem em um ambiente regado a festas extravagantes, casamentos por interesse, traições e muita ambição. Onde o dinheiro faz com que o amor seja deixado em segundo plano.

Nick Carraway, jovem comerciante, formado recentemente na Universidade de New Haven acaba de se mudar para uma residência simples entre as mansões de Long Island, se tornando vizinho e amigo de Jay Gatsby. É Nick quem vai narrar a história de “O Grande Gatsby” –  um homem muito rico e popular, pelas luxosas festas realizadas em sua mansão; toda semana centenas de pessoas comparecem à casa de Gatsby. Mas o novo milionário tem um só interesse ao dar as tais festas: atrair Daisy.

Amor da adolescência de Gatsby e que agora é casada com Tom Buchanan –  nobre de berço porém, egocêntrico e machista. Gatsby não perdeu suas esperanças, vai fazer de tudo para reconquistar Daisy e compensar o tempo perdido. Ele sacrifica tudo pela reputação e segurança de sua amada, e com o tempo, no fim das contas, seu dinheiro e popularidade revelam-se inútil. Um olhar realista, apontado para um dos momentos mais interessantes e emocionantes da história americana.

Vejo em Jay Gatsby um rapaz doce e sonhador, que acabou trocando os pés pelas mãos, quando supôs que o dinheiro consertaria todo seu passado. Entre sua irreparável esperança e os eventos que se sucedem, fica a beleza de uma alma que manteve sua essência íntegra, apesar de estar tão próxima à devassidão e frieza da sociedade. Um homem solitário que costumava manter a casa cheia apenas com a expectativa de, na multidão, recuperar um sonho perdido pelas circunstâncias.

Se vale a pena conhecer a obra? – Sim…cada capítulo.

“Nenhum fogo poderia destruir o conto de fadas que ele tinha em seu coração.”

il-grande-gatsby O GRANDE GATSBY | RESENHA

 

 

Grande-Gatsby-Capa O GRANDE GATSBY | RESENHA

Livro: O Grande Gatby / Autor: F. Scott Fitzgerald / Editora: Record / Primeira publicação: 1925 / ISBN: 8501063517 / Nº de Páginas: 272